ESCOLA DE
TREINAMENTO
MINISTERIAL

O QUE É O ETM?


É um treinamento com aprendizado ministerial, que testa, treina e desenvolve pessoas para o ministério na Nova Aliança Church.

OBJETIVO


Tem intensidade no aspecto ensino, aprendizagem e pratica, visando ensinar com fazer o devido uso da palavra de Deus, a fim de que todos tenham uma vida espiritual saudável e relevante.

PROPÓSITO


É que todos os cristãos sejam treinados para serem discípulos que fazem discípulos – treinados em seu conhecimento de Deus (convicções), sua piedade (caráter) e sua habilidade para servir a outros (competências).

CERTIFICADO E DIPLOMA


A cada matéria paga o aluno receberá um certificado. Ao termino do curso o aluno receberá um diploma, que será entregue num culto solene de ação de graças.
 

CONCEITO DE TREINAMENTO HOJE

O conceito hoje de treinamento é, geralmente, orientado na realização de tarefas, com o foco no processo pelo qual as coisas são feitas, provendo conhecimento e habilidade para que aprendam como fazer certas coisas, porém, biblicamente não é essa a essência de “treinamento”.

 

A ESSÊNCIA DE TREINAMENTO

No Novo Testamento, treinamento é muito mais a respeito do pensar e do viver cristão do que a respeito de habilidades e competências específicas. É uma qualidade de caráter e de comportamento baseados na sã doutrina das Escrituras (2 Tm. 3.14-17). É também uma metodologia de ser modelo, exemplo e imitação e que norteava todo ministério de Paulo (2 Tm. 3.17). Portanto, esse é o princípio bíblico de treinamento que vai nortear o crescimento da Nova Aliança Church.

 

sã doutrina

O âmago do treinamento não é transmitir uma capacidade, e sim transmitir a sã doutrina. Bom treinamento bíblico resulta em vida piedosa baseada em sã doutrina que produz maturidade.

 

ETAPAS DE CRESCIMENTO

Quanto ao processo de treinamento, o ETM organizou o aprendizado em quatro etapas de crescimento:

I. CRESCER EM CRISTO – ESPIRITUAL

(PARA O ALTO)

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15). O que Paulo escreve aqui é a respeito de uma espiritualidade crescente, enfatizando que o crente deve crescer e chegar à maturidade espiritual. No treinamento, se quisermos crescer espiritualmente, devemos nos aproximar de Cristo, e em sua presença seremos validados através da comunhão com ele, e consequentemente experimentaremos a sua graça, a sua misericórdia e o seu amor.

 

MATÉRIAS

FUNDAMENTOS DA FÉ

(John McArthur) 
CONHECENDO A NOVA ALIANÇA CHURCH
(José Carlos Leite)
O PAI NOSSO
(J. I. Packer)

II. CRESCER COMO INDIVÍDUO – PESSOAL (PARA DENTRO)

“antes, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”

(2 Pedro 3.18a). A melhor maneira de crescermos como indivíduo é através da graça de Cristo, e isso é obtido através da nossa transformação segundo a imagem de Cristo, o que é produzido pelo poder do Espírito Santo (2 Coríntios 3.18; Gálatas 5.22,23).

 

MATÉRIAS

A FORMAÇÃO DE UM DISCÍPULO 

(Keith Phillips)

O CUSTO DO DISCIPULADO

(Jonas Madureira)

ESCOLA DE OBEDIÊNCIA

(Andrew Murray)

III. CRESCER COMO

IGREJA – RELACIONAL

(PARA OS LADOS)

“Ele faz que todo o corpo se encaixe perfeitamente. E cada parte, ao cumprir sua função específica, ajuda as demais a crescer, para que todo corpo se desenvolva e seja saudável em amor” (Efésios 4.16). A unidade de estrutura do Corpo inteiro e variedade de função nas suas partes são requisitos para o crescimento.

 

MATÉRIAS

CRESCENDO NA COMUNHÃO

(David Kornfield e Josadak Lima)

PILARES DA FÉ

(Franklin Ferreira)

MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL

(Mark Dever)

IV. CRESCER EM

NÚMEROS – EXPONENCIAL

(PARA FORA)

“A igreja tinha paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria e ia se fortalecendo à medida que andava no temor do Senhor. E, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9.31). O crescimento exponencial da igreja foi resultado do crescimento da palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos (At 6.7). A igreja continuava crescendo em números (At 9.31). Mesmo fora de Jerusalém, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número (At 16.5).

 

MATÉRIAS

AS BASES NA FORMAÇÃO DE DISCIPULADORES

(David Kornfield)

INDO, FAÇAM DISCÍPULOS

(José Carlos Leite)

PREGAÇÃO TRANSFORMADORA

(Hernandes Dias Lopes)