metáfora
extraída da natureza
O desenvolvimento das atividades da Nova Aliança Church é baseado no método que Jesus Cristo aplicou aos seus discípulos, é representado por uma metáfora, onde comparamos o desenvolvimento do ciclo de vida de uma planta com o desenvolvimento dos estágios de crescimento de uma igreja saudável.
Este processo é desenvolvido anualmente, com uma programação bem direcionada e equilibrada. Este método consegue orientar toda a agenda em função dos diferentes estágios pelos quais deve passar uma igreja saudável. Daí, percebemos que o foco direcionado em cada estágio gera alvos claros, motivando uma participação mais abrangente e um engajamento mais consistente e maduro.
ESTÁGIO 1 - CULTIVAR (arar, semear, germinar)
É o processo inicial de desenvolvimento de uma planta a partir de um corpo em estado de vida latente, que pode ser uma semente plantada no solo, que gera uma raiz (Ezequiel 31.7).
A Nova Aliança Church, segue um padrão parecido. No Modo Alcançar, através da evangelização – que é a divulgação das Boas Novas (Pv. 11.30; Mc. 16.15), a Palavra de Deus (semente) é plantada no coração do homem (solo), que consequentemente gera uma raiz (fé). A raiz, que é a fé, por sua vez, serve como meio de sustentação no solo (coração do homem), pois ela é o firme fundamento (Hb. 11.1).
ESTÁGIO 2 – CUIDAR (Adubar, aguar, proteger, brotar)
O broto é a parte visível (isto é, acima da superfície) de plantas em estágios iniciais de desenvolvimento, no geral, consistindo de folhas atadas a um caule, que é órgão condutor de seiva e sustenta a copa das árvores, em desenvolvimento. Nas plantas vasculares, a seiva é o equivalente ao sangue (vida), que é o líquido que circula por toda planta para alimentar as suas células (Gn. 2.9; Jó 14.7-9; Is. 44.4; 55.10; Lc. 21.29,30).
Na Nova Aliança Church, a ênfase principal desse estágio, ocorre no Modo Acompanhar através do discipulado (caule), que começa logo após o evangelismo (semente e raiz). O discipulado é o condutor de vida (seiva) e o sustentáculo das vidas.
ESTÁGIO 3 - CONHECER (firmar, solidificar, cimentar, folhar e florar)
As folhas são órgãos das plantas especializados em captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese e respiração. (Sl. 1.3; Pv. 11.28b; Mt. 24.32). Já a função da flor é assegurar a reprodução e ser um atrativo polínico (Sl. 72.16), permitindo assim, a biodiversidade e a perpetuação da espécie.
Na Nova Aliança Church, o Modo Capacitar, é comparado com os estágios da folhagem e floração (folhas e flores), e exemplifica o líder em formação que assume dois compromissos: 1) manejar bem a Palavra da verdade, a fim de que possa atrair pessoas para Cristo, e tem como finalidade a captação do amor de Deus e a troca de amor cristão entre os membros do Corpo, e, 2) assegurar a perpetuação de líderes. É nesse estágio de vida onde cada pessoa começa a descobrir o seu papel no Corpo de Cristo.
ESTÁGIO 4 – CELEBRAR (frutificar, colher)
É o estágio final do ciclo de um vegetal, depois de frutificar esse vegetal tende a morrer, mas a morte no reino vegetal processa-se diferente do reino animal, ao contraio dos animais, os vegetais que já produziram frutos, morem, mas continua seu desenvolvimento. (Sl. 1.3; Jo. 15.5; 1 Co. 9.10).
Na Nova Aliança Church, o Modo Delegar, é tempo de celebrar, quando os discípulos comprometidos, que já morreram para o mundo, passam a viver o momento de celebração a Deus pelos frutos colhidos que posteriormente se reproduzirão em outros frutos. É nesse estágio, onde os discípulos treinados são enviados numa missão para conquistar novas vidas e leva-las a passar por todo o processo novamente, onde não estará terminado até que novos discípulos sejam capazes de fazer outros discípulos.